Dose de reforço contra coronavírus

Dose de reforço contra coronavírus - Imagen de Tumisu en Pixabay

Recentemente a Secretária Municipal de Saúde iniciou o esquema vacinal de reforço para as crianças moradoras da cidade do Rio de Janeiro. De acordo com o portal Agência Brasil, cerca de 16% das crianças entre 5 e 11 anos de idade ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Mesmo com a queda de infectados em todo o país, as autoridades reforçam a importância de completar todo programa vacinal contra a infecção, principalmente entre as crianças.

A dose de reforço da vacina garante que o organismo desenvolva imunidade a longo prazo contra o coronavírus, tornando o corpo resistente aos sintomas. Além disso, o ciclo vacinal contém o aumento de casos e consequentemente, as internações pela doença. O secretário de saúde da cidade, intensifica a importância de os pais levarem suas crianças para a aplicação das doses de reforço. Segundo o portal Diário do Rio, Sonraz afirmou que aproximadamente 1 milhão de cariocas ainda não retornaram ao posto de saúde para as doses de reforço.

Para as crianças menores de 4 anos de idade, a vacinação seguirá no primeiro trimestre de 2023, com 16 milhões de doses, e no segundo trimestre com cerca de 6 milhões de doses. Entre os adultos moradores da capital do Rio de Janeiro, a situação do esquema vacinal segue uma boa estimativa. Cerca de 85% dos adultos receberam a primeira dose do imunizante, porém apenas 64% completaram ao menos duas doses.