Nova variante da Covid-19

Nova variante da Covid-19 - Imagen de Juraj Varga en Pixabay

O vírus da Covid-19 ainda é uma dura realidade em todo o mundo, e no Brasil não é diferente. Apesar da diminuição de casos e consequentemente mortes no país, novas variantes vêm surgindo e preocupando os especialistas.

Segundo o portal Exame, o primeiro caso da variante Ômicron XBB. 1.5 foi registrado em São Paulo e em mais de 29 países em todo mundo. No Brasil, a amostra foi coletada em novembro do ano passado em um paciente na cidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo. Não há comprovação de que a variante seja mais agressiva ou letal, ainda assim, um alerta foi acionado para uma possível nova onda da doença, uma vez que, essa sub variante é a versão mais transmissível da covid-19 identificada até agora, de acordo com o site Gizmodo.

Apesar da circulação da nova variante, isso não significa um aumento da onda de mortes. A recomendação é que a população continue a usar máscaras de proteção, faça a higienização das mãos, mantenha o distanciamento físico e complete o esquema vacinal contra a covid-19, que protege principalmente contra formas graves da doença.

Com esse novo cenário, o incremento do turismo e as festividades de carnaval, os especialistas destacam que é preciso avançar na vacinação, principalmente nas doses de reforço. Todas essas medidas devem ser utilizadas de forma integrada, a fim de controlar a transmissão do Covid-19, impedindo a disseminação da nova variante.