Minas Gerais

Minas Gerais

O primeiro caso de Coronavírus (Covid-19) em Minas Gerais foi registrado no dia 02 de Março de 2020, desde então, a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais monitora novos pacientes, investiga os sintomas e sanciona as medidas para o controle do vírus. Ao longo desses dois anos de pandemia, o estado já entrou em lockdown, obrigando o fechamento de estabelecimentos não essenciais, e definiu medidas de higiene, as quais são válidas e recomendadas até os dias de hoje. Os impactos são alarmantes, somente no estado foram registrados mais de 4 milhões de casos do coronavírus (Covid-19) que vão desde sintomas leves a traços graves, como a dificuldade respiratória. Da totalidade destes casos, aproximadamente 65 mil resultaram em óbito.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em MG só foi iniciada em Janeiro de 2021, aproximadamente 10 meses após a confirmação do primeiro caso. A aplicação das primeiras doses da vacina de imunização foi inicialmente concedida aos grupos prioritários, como idosos acima de 60 anos, povos indígenas, pessoas com comorbidades e trabalhadores da saúde. Esse Plano de Contingência foi importante para conter a superlotação nas Unidades de Tratamento Intensivo nos hospitais públicos e particulares do estado, controlando assim, o número de óbitos.

Cerca de 51 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas em todo estado, incluindo crianças e adultos, destes 84% estão protegidos com até a segunda dose ou dose única, mas apenas 45% da população possui a segunda dose de reforço. Nos dias de hoje, ainda é registrado uma média de mil novos testes positivos de covid-19 confirmados em Minas Gerais. Apesar dos casos apresentarem sintomas leves sem resultar em óbitos, todo o país ainda tem média de 73 mortes, segundo o portal G1. A tendência de queda é óbvia, mas não nos tira a responsabilidade das medidas de segurança e higiênicas para a contenção da infecção do coronavírus (Covid-19).

Últimas notícias sobre a Covid-19 em Minas Gerais

Segunda dose de vacinas contra Covid-19 para crianças de 3 e 4 anos já estão disponíveis na cidade de Belo Horizonte

Após o carnaval, cresce o número de casos de Covid-19 em Belo Horizonte