Vacina infantil contra Covid-19

Vacina infantil contra Covid-19 - Imagen de hakan german en Pixabay

O estado da Bahia anunciou a falta de imunizantes contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade. Segundo divulgou o portal Metrópoles, a última remessa foi enviada para o estado em novembro de 2022. A remessa pediátrica da Corona Vac foi enviada em setembro do mesmo ano e a Pfizer no final do mês de Novembro. A falta de imunizantes contra o coronavírus para crianças afeta o programa vacinal em todos os municípios do estado.

A Secretária da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) declarou que a situação é crítica e preocupante. Uma vez que o imunizante é o melhor método para evitar o agravamento dos sintomas da doença e consequentemente a lotação nas UTIs dos hospitais. De acordo com Correio 24 horas, as novas remessas serão enviadas nas próximas semanas, mas não definiu datas da entrega. Apesar da baixa adesão entre as crianças de 5 a 11 anos de idade, a falta de imunizantes contra Covid-19 nos municípios preocupa os médicos.

As maiores cidades do estado, entre elas Salvador, Feira de Santana, Candeias, Camaçari, Vitória da Conquista etc., paralisaram a vacinação para o público infantil. Isso representa um risco significativo de proliferação do vírus tanto a nível individual, quanto a nível coletivo, uma vez que o início do ano letivo está próximo. De acordo com o Ministério da Saúde, os municípios do estado devem aguardar a entrega de novas remessas até a segunda quinzena de janeiro de 2023.