Vacina para o coronavírus

Vacina para o coronavírus - Imagen de torstensimon en Pixabay

Segundo pesquisa realizada pelo portal Globo News, de 120 cidades do estado de São Paulo, 42 municípios não conseguem cumprir o ciclo vacinal completo para a imunização de crianças até os 12 anos de idade contra a Covid-19. A falta da vacina infantil em 35% dos municípios levantados significa que quase metade da população infantil não está imune ao coronavírus, como informado pelo portal Valor Globo.

Dentre as cidades pesquisadas, a capital causa preocupação. Em São Paulo, há apenas vacinas para a segunda dose, sem previsão para a chegada de vacinas para primeira dose, tendo disponível somente a vacina Pfizer baby para a segunda dose e nenhuma para a primeira. As famílias que foram aos postos de saúde da capital paulista em busca da dose de reforço da vacina contra covid-19 para crianças de 5 a 11 anos não encontraram o imunizante disponível.

O atraso ou insuficiência no fornecimento das doses expõe as crianças a risco de morte ou sequelas graves”, destacou o MPF na recomendação. Essa escassez tem como resultado o baixo índice de crianças imunizadas. Segundo informa o portal G1, apenas 52% das crianças de até 11 anos e 1% dos bebês estão com o programa de vacinação completo.

Em resposta, a Secretária Municipal da Saúde informou que espera lotes do governo federal o imunizante infantil contra a doença transmitida pelo vírus da Covid-19.