Segunda dose de vacinas para crianças

Segunda dose de vacinas para crianças - Imagen de fernando zhiminaicela en Pixabay

A prefeitura de Belo Horizonte anunciou a chegada de um lote com imunizantes Coronavac para crianças de 3 e 4 anos. A cidade ficou sem a quantidade necessária de imunizantes contra o coronavírus para a população infantil no início de 2023, porém a prefeitura anunciou que a segunda dose da CoronaVac já está disponível nos principais centros de saúde da capital, como aponta artigo do Estado de Minas.

O imunizante é disponibilizado pelo Ministério da Saúde, o qual os envia para a Secretária de Saúde de Minas Gerais, e este os envia para as cidades. Entretanto, a capital do estado não recebeu o quantitativo suficiente para recomeçar a aplicação da primeira dose aos pequenos desta faixa etária que ainda não receberam o imunizante. De acordo com o R7 Notícias a estratégia é evitar o desperdício do imunizante CoronaVac, já que após a abertura do frasco, a substância possui um período de validade de apenas 8 horas.

Entretanto, a prefeitura reforça a importância de completar o esquema vacinal em todos os públicos, por isso nove dos principais centros de saúde de BH aguardam que pais e responsáveis legais de crianças de 3 e 4, já vacinadas com a primeira dose de CoronaVac, os leve novamente para a aplicação da segunda dose contra o coronavírus. Seus acompanhantes devem estar munidos do documento de identificação, além do cartão de vacina. É necessário lembrar que a vacinação infantil é o principal recurso para proteger os organismos das crianças contra o Covid-19.