Com o surgimento da pandemia do Covid-19 em todo o mundo, o Brasil tem registrado números altíssimos de casos confirmados do novo vírus. No decorrer dos últimos 2 anos, os hospitais de todo o país alcançaram sua lotação máxima, e o Rio de Janeiro não fica para trás. O estado possui mais de 17 milhões de habitantes, deste total, mais de 2 milhões e 700 mil casos já foram registrados pela Secretaria de Saúde. O primeiro caso foi confirmado no dia 05 de março de 2020 e até o dia da postagem desta matéria ainda há novos casos surgindo a cada dia.
O covid-19 é um vírus de fácil contaminação, podendo tornar-se fatal. E foi isso que fez com que todo o mundo tomasse medidas urgentes para o controle da infecção. O governo do estado do Rio de Janeiro sancionou o uso de máscaras e o distanciamento social, obrigando o fechamento de serviços não essenciais e recomendando atividades remotas. O pico de casos no estado aconteceu no mês de Setembro em 2021, contabilizando aproximadamente 100 mil casos confirmados em um só dia.
A campanha de vacinação no estado do Rio de Janeiro só foi iniciada no mês de Fevereiro de 2021. As primeiras doses da vacina contra Covid-19 foram indicadas apenas para os grandes grupos de risco, incluindo profissionais da saúde, idosos e pessoas com comorbidades. Desde o início da campanha no estado até hoje, 81% da população (acima de 3 anos) está com a vacinação completa, totalizando mais de 40 milhões de doses aplicadas. Atualmente, o Governo do Estado RJ está direcionando o reforço da vacinação a crianças de 3 a 11 anos de idade. Apesar disso, ainda há no estado óbitos confirmados pelo coronavírus, além de taxa de ocupação UTI beirando os 50%. Em caso de dúvidas quanto aos sintomas, vacinação e novas atualizações, busque o serviço de saúde mais próximo ou acesse os portais informativos do estado.
Últimas notícias sobre a Covid-19 em Rio de Janeiro
Vacina bivalente contra Covid-19 começa a ser aplicada no Rio de Janeiro