Desde o início da pandemia do Covid-19, foram totalizados quase 6 milhões de casos e mais de 170 mil mortes somente no estado de São Paulo. O vírus pode causar desde sintomas leves, como o de um resfriado comum, a sintomas intensos, como dificuldade de respirar extrema. Em conformidade com o histórico apresentado pelo Governo do estado, os números de casos possuem altos e baixos ao longo desses 2 anos e no último ano, apresentou uma queda significativa. De acordo com o vacinômetro do estado, mais de 125 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas desde o início da pandemia em 2020.
As medidas de higiene, como o uso de máscaras e o asseio constante das mãos, o distanciamento social e claro, a vacinação iniciada em janeiro de 2022, ajudaram a controlar o vírus no estado. Os números de infectados têm diminuído e as mortes se tornam cada vez mais raras. Ainda assim, o estado registrou um crescimento de mais de 50% de internações em UTI no último bimestre do ano de 2022. Com o aparecimento de novas variantes do vírus, a vacinação segue novas estratégias com mais doses para proteger a população.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já iniciou a vacinação de crianças a partir de 6 meses de idade até 2 anos, 11 meses e 29 dias. Para que a vacina seja aplicada, a criança deve ser indígena ou ter alguma condição de risco que possa dificultar a resposta imunológica ao Covid-19. Além disso, o uso de máscara poderá novamente se tornar obrigatório, graças ao agravamento das variantes do vírus. Ao testar positivo para a infecção a recomendação do Governo do estado de SP é permanecer em lockdown em casa e somente procurar um serviço de saúde caso os sintomas sejam agravados. Se porventura, houver alguma dúvida quanto ao tratamento, vacinação ou sintomas causados, entre em contato através dos portais de informação ou no serviço de saúde mais próximo a você.
Últimas notícias sobre a Covid-19 em São Paulo
Nova variante da Covid-19 surge no estado de São Paulo